O que a neuropsicologia pode fazer por nós
- luiz carlos marotta jr
- 8 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Cognição é um mecanismo neurológico de vivência e sobrevivência, quando há uma boa ecologia mental você vê, ouve e sente melhor, ou seja, a cognição determina uma boa percepção. Neuropsicologia estuda deficiências e lesões que podem afetar a cognição e, por conseguinte, a percepção dos eventos. É o estudo do comportamento e suas origens neurológicas que promovem estímulos internos que provocam estímulos externos, um fomentando o outro e se retroalimentando, paralizando apenas na interrupção do funcionamento cerebral, nesse momento a mente se desliga das conexões tangíveis do cérebro.
A etimologia deriva da psicologia e da neurologia, adquiriu-se robustez e apossou-se dos elementos imprescindíveis para a eficácia das análises e tratamento. As quatro grandes categorias dos estados psicológicos, a saber: Raiva, medo, tristeza e alegria foram ressignificadas sob a ótica neuropsicológica. O processo ao longo do tempo foi desenvolvido e livrou-se do conceito Cartesiano do olhar dual mente e corpo, evoluindo para processos neuroquímicos originados pelo pensamento ou processos comportamentais originados por anomalias neurológicas. Testes quantitativos (psicométricos) e qualitativos (análise subjetiva das competências emocionais, através de assesment e terapia ocupacional)
Objetiva estudar processos disfuncionais gerados pela deficiência ou por uma lesão cerebral.
A metodologia Tuc deseja buscar a fusão de ciências e terapias rápidas para imprimir no cérebro as sinapses neurais adequadas, criando novas alternativas neurais, onde, nesse caso, o velho deve sair para o novo entrar.
Ao possuirmos uma única opção em nossas vidas, essa será sempre a melhor opção, uma vez que não conhecemos a outra. Só se comporta mal quem não conhece o outro jeito de se comportar. Quando aprendemos que o medo não existe, ele é uma escolha e o risco é uma realidade, e ai uma nova perspectiva se agiganta em nossas possibilidades na vida, diante da aquisição de recursos cognitivos para se posicionar e coexistir no universo.
Comments