top of page

P

Qual a diferença entre psicanálise e psicologia?

Psicanálise é uma teoria criada por Sigmund Freud para estudar e explicar o funcionamento da mente, isso não significa que a psicologia teve caminhos muito díspares. O entendimento e as formulações de objetivos são diferentes e para um mesmo fim e mesmo objetivo, apenas a formulação se distingue uma da outra. Há algumas diferenças que precisamos distinguir como psicanalistas entre as 2 abordagens.

No aspecto comportamental a psicanalise busca “aprofundar-se” nas questões do inconsciente, e o que insights e associações poderiam originar um comportamento indesejado. Sua metodologia é mais ágil e proativa, além de estimular o raciocínio e a reflexão com mais interatividade e investigação, Com o tempo, os autores seguidores ou detratores de Freud criaram uma abordagem mais sistêmica, holística e heterogênea, diante da morosidade e sutilezas criadas pelo pai da psicanálise que remetiam mais a psique individual do autor que a própria realidade das relações sociais. Aos poucos, uma foi se tornando mais orientada e a outra, mais assistida.

- Já na psicologia o objeto de estudo é baseado mais na mente consciente. Profissão regulamentada, a psicologia busca uma abordagem pela auto descoberta e uma escuta mais passiva e uma postura mais contemplativa do paciente em relação ao setting clínico do profissional com o seu paciente. A psicologia usa algoritmos em forma de testes e exames para descobrir e eliciar as motivações e o que o ambiente proporcionou, e isso cria uma margem de interpretações muito vaga e pouco exata. A competitividade evoluiu os 2 conceitos pela disputa acirrada entre as escolas.

Psicanálise é curso livre e não é reconhecido pelo MEC e qualquer profissional com notório saber, certificado e capacitação pode clinicar. Psicologia é um curso superior de 5 anos. Os conceitos são estruturados com sua origem mais científica, médica, centrada na classificação de doenças e transtornos. Já a psicanálise é mais produtiva e menos estruturada na psique e no comportamento, mas baseada num plano subliminar das ações e reações ensejando no topo do ice Berg comportamental.

Atuação: Psicologia clínica; Psicologia educacional; Psicologia organizacional

Já a psicanálise possui contributos como PNL, coaching e hipnose, que por seu turno, há estudos e estatísticas que corroboram para afirmar que são ferramentas mais céleres na resolução de problemas.

A psicanálise é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e considerada classificação brasileira de ocupação (CBO – 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997, Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394, de 1996, e pela Constituição Federal – Não é profissão, é ocupação.

O tripé:

Teoria (material didático com PDF, vídeo e áudios); Estudos de Freud et al

Supervisão (trabalho de campo) Consultório com carga-horária de 8 horas

Análise (assesment, expertise e a performance como passaporte futuro para sua certificação).

Featured Posts
Recent Posts
bottom of page