Pergunte direcionando o interlocutor
- luiz carlos marotta jr
- 19 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
No filme. - Ao perguntar o avô após a cirurgia, "como se sente?" O avô respondeu à neta, "a forma correta seria como você está" o velho homem moribundo estava errado novamente, pois o seu modelo de mundo inadequado, a saber: dominação, controle e irritabilidade o levou àquela situação, mas ele continuava preso aos seus dogmas e crenças que o levaram a uma vida miserável física e emocionalmente.
Se as pessoas entendessem um pouco mais sobre uma vida inteligente, elas estariam se perguntando sempre: "como me sinto? Você quer mudar seu padrão mental disfuncional? Faça sempre essa pergunta, o sentimento é o estado interno, é ele que irá determinar qual DNA será o reflexo da sua sintaxe mental.
O pensamento inadequado nos leva a acreditar que o pensar é mais importante que o sentir, o sentir é inconsciente e o pensar 80% é subconsciente, 10% consciente e 10% inconsciente nos 40 a 60 mil pensamentos por dia que se disparam na corrente de pensamentos. Quando tudo isso se torna mais claro o consciente predomina sobre o inconsciente, assim sendo, o subconsciente é um motor de busca entre o consciente e o inconsciente. A insatisfação é inconsciente quando sentimento-sensação e se nos perguntam-nos ai essa sensação poderá se tornar consciente, pois tornamos racional o processo, mas ao terminar essa reflexão, ela torna-se inconsciente e a sensação volta. Pense em quantos problemas ainda não resolvidos pela procrastinação ao deixar para mais tarde e um imbróglio de problemas nao resolvidos gerou um gargalo em sua vida, finanças, exigências legais, situações mal resolvidas por choque de interesse, etc. Preste atenção à sua atenção e verás que o sentimento pode melhorar e alterar cada cadeia de nucleotídeos alterando sua psique.Perguntar sempre, "como eu me sinto?" Irá mudar a sua vida e suas escolhas, já que a escolha é o tijolo da construção do seu futuro e o comportamento é uma escolha. Serão raras às vezes que o pensamento é mais importante que o sentimento.
Sentir melhor nos leva a pensar melhor, exemplo: "eu bato em meu filho quando ele me desobedece" exige-se que o sentimento seja educado para não usar padrões que se repetiram em nossa infância com nossos pais, pois ao sentir raiva iremos punir e não educar, assim como aconteceu conosco no passado; "ouvir música alta e ruim incomodando o vizinho' é claro que o que estou pensando importa mais que o que estou sentindo por que se pensasse não seria tão escroto; "comprar um sapato sem necessidade e sem dinheiro" importa mais o pensamento (o que estou fazendo) que o sentimento (ansiedade levando ao impulso da comprar para aumentar serotonina e dopamina); "exagero no churrasco, na cerveja e no doce prejudicando minha saúde por fome emocional e não fisiológica" é o que eu faço e não o que eu sinto o que importa; "retirei um câncer, mas o pensamento continua o mesmo e poderá vir outro" Trata-se do sentimento que deve mudar para mudar o que faz (pensamento)";me irrito com o trânsito e sua inevitabilidade caótica" seu padrão mental irá mudar quando o sentimento mudar e você não adoecerá por isso. ; "transei sem camisinha no baile funk" se o sentimento fosse desconsiderado nesse caso, o que eu estou fazendo seria muito mais importante e eu reconsideraria procurar um preservativo.
O sentimento é mais importante, mas podemos observar que esses exemplos são estímulos externos gerando pensamentos e não estímulos internos levando ao estado de paz interior, por isso às vezes o sentimento pode ser interrompido por uma situação que não ocasionamos e sim o outro ou uma variável aleatória como por exemplo um coco de passarinho cair em sua cabeça e interromper o sentimento com um pensamento de raiva, compreenderam?

É essa a gestão das emoções que irá lhe impulsionar para a longevidade. Por isso quando alguém lhe perguntar como se sente, agradeça e não o interpele como se formulasse a pergunta errada.
Comentários