top of page

Aprendizagem acelerada I

  • luiz carlos marotta jr
  • 1 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Alguns sistema cognitivos na aprendizagem são tão ruins, que pode-se passar uma vida inteira de desconhecimento e ignorância perdendo saúde e dinheiro.

Vamos criar uma designação para os processo de aprendizagem 1/2 boca que inconscientemente executamos. Aprender exige uma formulação de objetivos a serem alcançados. O hipotálamo é o centro de resoluções e inicia a aquisição de conhecimentos, é ele que desencadeia a expansão dos saberes e dos conhecimentos, auxiliado pelo hipocampo, córtex pré-motor para a memória de trabalho se sedimentada pela bainha de mielina e transformada em habilidade na memoria de longo-prazo, daí nossas estruturas neurais da cinestesia, como andar de bicicleta ou fazer crochê, geralmente no mal de Parkinson, as ultimas coisas a serem esquecidas são as habilidades cinestésicas, esquecemos primeiro dos nomes das coisas, dos parentes e perdemos a capacidade de localização geográfica aos poucos.

Algumas coisas sabemos por um conhecimento inato, ou seja, colocar a mão no fogo, esse conhecimento advém do nosso DNA ancestral encrustado em nosso tronco encefálico primitivo, embora enfiar o dedo na tomada ainda não adquirimos essa pré-consciência.

O que eu chamaria de "maldição do fracasso na aprendizagem" é que nossa mente estabelece um patamar imaginário para o dispêndio do esforço de aprender, cada um possui seu paradigma de evolução e se dá por satisfeito em algum estágio dessa aprendizagem, ocorre que alguns avançam mais que outros, que se dão por satisfeito por muito pouco. Pessoas passam anos aprendendo o mínimo em todas as circunstancias da vida e não conseguem uma vida equilibrada. A roda da vida fica irregular e oval, cheia de quebra-molas emocionais e incapacidades que nos limitam interagir no trabalho, no propósito de crescimento e isso é totalmente desconhecido para muitos, embora sua idade cronológica esteja correlacionada à sua incompetência por esse motivo.

Quanto você se programou para aprender? foi o suficiente para não se sentir frustrado? suas competências lhe geraram resultados satisfatórios por aprender o necessário?

Há uma preguiça mental determinando que apenas 20% do esforço cerebral é aceito?

Todo esse arcabouço cognitivo lhe projetou a uma estagnação e sua vida está paralisada? Pense na próxima vez que um desafio se apresentar e o seu desempenho for o mesmo, gerando os mesmos resultados 1/2 boca. Ao melhorar sua curva de aprendizagem em áreas que estão estagnadas, provavelmente essa ressignificação irá lhe gerar realizações e principalmente evitar doenças degenerativas, então: Aprenda sempre!!!

 
 
 

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page