As 3 inércias - Parte I
- luiz carlos marotta jr
- 11 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Estude o seu perfil através de seu comportamento e não sobre a opinião de si mesmo.
O que nos torna passivo, reativo ou proativo?
Possuímos um modelo mental que se encaixa nesses 3 operadores modais.
O passivo espera algo da parte de DEUS ou alguém se sensibilizar para modificar o estado atual, ele não muda nunca. Exemplo de operador modal passivo: "quando a estação da chuva acabar e essa goteira parar de pingar no meu quarto, eu irei retirar esse balde".
O reativo: "quando essa chuva parar eu vou consertar o telhado".
O proativo: "quando a estação das chuvas passar, faremos a manutenção preventiva dos 4 anos".
É obvio que devemos fazer uma leitura inteligente sobre ser reativo ou proativo, mas nunca passivo. Nesse contexto temos a 1ª inércia. Metaprograma oriundo de crenças do deu modelo de mundo ou do ambiente. Por que não atingimos o estado desejado ou nossos objetivos? O programa que roda em suas sinapses neurais é retroalimentado pelas proteínas das crenças equivocadas, gerados por distorção na interpretação do evento ou de experiências de modelagem quando iniciamos em nossas vidas ao aprender a falar e a modelar o comportamento de nossos pais, isso é metaprograma.
2ª inércia é a barreira mental. Algo que não identificamos convenientemente para não nos autodescobrirmos, parece que há uma grande insegurança ou temor que gera o comportamento alienado em relação ao o que eu faço. É um ponto cego, um quebra mola, um Gap que nos custa a saúde física e emocional, mas continuamos a fazer, pois o ignorante sofre menos.
3ª inércia é autossabotagem. Essa fase está um nível acima da barreira mental, o nível subsequente é a autossabotagem, pois quando há o processo de busca do autoconhecimento, a fase da alienação é erradicada parcialmente e avançamos para essa nova condição. O processo se inicia pelo sistema sacrifício-recompensa na amígdalas encefálica herdada pelos nossos ancestrais, quanto eu mereço? Você determina um circulo imaginário e essa delimitação segue numa condição estacionaria após atingir esse nível, o fato que gera uma condição estacionaria é atingir a zona delimitada de sucesso e se acomodar, a acomodação é como uma escada rolante eterna, ela te atropela. Investigar é o grande mote para nos posicionarmos adequadamente e viver atingindo níveis de felicidade progressivos e contínuos gerando saúde e abundância. na próxima usaremos os 5 I's e daremos seguimento ao programa Elimine ansiedade em 90 dias.
Comments