top of page

Duelo coração x cérebro - Parte 1

  • Luiz C Marotta Jr
  • 3 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Sentimento é mais importante que pensamento.

Ao iniciar como podemos utilizar melhor nossos recursos, preciso explicar ao longo dessas matérias como fazer escolhas inteligentes ignorando o pensar e priorizando o sentir.

Coração x Cérebro. O duelo da vida - Parte 1

O cérebro programado para ter a mente subconsciente e inconsciente como órgão de inferências e estratégias é modelo do fracasso, dotados de impulsos e caprichos, atuando nos troncos cerebrais da raiva, medo e insegurança.

Devemos fazer a transição do cérebro preguiçoso impulsivo para o autodistanciamento. Reflexo-reflexão é a chave, pensar rápido e lento é a regra para tomadas de decisão baseado em processos racionais com sentimento sereno, intuitivo, sensível (coração) e análise do desempenho. Tornando um padrão de respostas subconsciente e inferências inteligentes a buscar o melhor resultado.

Tristeza e ansiedade transformam a amígdala em órgão incompetente. Amígdala encefálica. Centro de análises de risco da mente humana submetida ao hipotálamo e como motor de busca no hipocampo. O alarme falso advém do cérebro mal treinado, um Gap na mente consciente visitando mapas da mente inconsciente onde estão interpretações de eventos distorcidos e por vezes, interpretações muito úteis que aplicamos de forma adequada e outras horas nem tanto.

Precisamos da amígdala para o nosso reflexo de auto-preservação. Um assalto ocorrido ao ser abordado por um motociclista em uma estrada será gravado na amígdala (banco de dados crucial para pesquisa instantânea para auto-preservação) como evento de alto risco e num futuro próximo, ao transitar pela estrada novamente e um motocicleta ultrapassá-lo a amígdala irá disparar o alarme auxiliado pelo lócus coeruleus, produzindo cortisol na glândula renal gerando sudorese e muita taquicardia. É a lei da sobrevivência que o corpo e a mente estabelecem. Mas fica a pergunta: o que é coerente e razoável para utilzarmos esses aparatos cognitivos de forma equivocada? Se você usa indiscriminadamente de forma ansiosa, haverá um custo fisiológico para essa disfunção emocional gerando doenças na articulação, doenças degenerativas. Fique atento para os alarmes falsos que disparam em sua corrente de pensamentos, tudo se origina do cérebro (pensamento) e nao do sentimento (coração).

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page