Você é eficiente ou Eficaz
- Luiz C Marotta Jr
- 15 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Nesse fim de ano tire alguns minutos para refletir sobre o seu comportamento e observe como algumas ações são conscientes, subconscientes e inconscientes.
Se você chega em sua cozinha para fazer o almoço e observa o que não gostaria de comer, você é eficiente e nao eficaz, mas se você chega em sua cozinha para fazer o almoço observando o que gostaria de comer e os recursos que sua cozinha possui (provisão e equipamentos) você é eficaz.
Geralmente o radar disfuncional do colaborador não eficaz observa no ambiente o que são obstáculos e dificuldades, desprezando todo o resto que pode gerar soluções mais objetivas.
O radar neurológico de eficaz observa os recursos, a capacidade de execução e oportunidades que o ambiente proporciona, assim ele se posiciona de forma a combater o problema, o desafio, a meta, o conflito, o desvio padrão e toda a sorte de dificuldades que se apresentam em seu caminho, pois geralmente suas decisões no passado são quase sempre inteligentes gerando poucos gargalos e incêndios a debelar.
Eficiente é quem executa uma operação com habilidade e ignora outras variáveis e o eficaz é o colaborador, executor, líder ou operador ciente que o ego e a vaidade precisam ser ignorados e olha sob um espectro sistêmico enxergando o resultado final.
*eficiente= lava 5 copos enquanto o fregues espera por 1 para tomar um suco de laranja
*eficiente= vasco com 45% de posse de bola e perdendo de 2x0
*eficiente= vai ao centro comprar agulha e linha, mas esquece de medir quanto precisa de tecido
**eficaz= aproveita a ida de uma pessoa de casa ao centro e já sabe o valor e a medida do pano, faz o pedido por telefone e manda pegar.
**eficaz= Alemanha com 47% de posse de bola convertendo 7 contra o Brasil
**eficaz= sujar menos para limpar pouco economizando recursos
Olhe atentamente o que você faz e como conduz às operações. Analise se sua vida ou sua casa são movimentadas e barulhentas e, se as pessoas estão sempre agitadas, reclamando demais ou se ofendendo por qualquer coisa (o processo de vitimização advém do complexo de inferioridade). Verifique se é muito movimento ou é se é realmente desenvolvimento com ambiente calmo e sereno, com a linguagem não verbal prevalecendo em detrimento à tagarelice coletiva, o amor é calmo e silencioso.
Mude para a lei do menor esforço na busca do melhor resultado, busque a solução mais inteligente, a relação ganha-ganha sem despender muito energia, tenha empatia se ainda não conquistou a compaixão. Sua vida será premiada com abundância e proteção divina.

Comentários