Você é uma centelha ou é o centro do universo?
- luiz carlos marotta jr
- 27 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Há uma correlação entre se o centro das atenções com ansiedade, baixa autoestima e um padrão de histerismo ao se comunicar.
A comunicação em estudos neuro linguísticos, entende-se: 50% linguagem não verbal; 10% conteúdo das palavras e 40% entonação e expressão, mas eu entendo que esse conceito está anacrônico e a obsolescência foi superada por uma configuração mais holística e sistêmica a saber: 10% conteúdo das palavras; 30% linguagem não verbal e corporal; 20% psicosfera e aura; 40% entonação da voz e expressão.
Entender o que é meta comunicação vai além do simples interesse e curiosidade, possuir a habilidade de se comunicar é o que há de mais precioso na vida, relações humanas, família, sociedade e consigo mesmo. Não pense que a entrevista de emprego irá estar segura, apenas a especialidade e expertise não lhe garantirá sua vaga.
"Você é admitido pela capacidade e demitido pelo comportamento (Peter Drucker)
algumas perguntas:
1- ao conversar você aborda os assuntos pertinentes à sua vida e aos seus interesses ou divide interesses comuns?
2- está ciente que o tom da sua voz está na mesma altura dos outros? 3- quando alguém não concorda contigo o deixa chateado?
4- quando alguém discorda de algum ponto de vista defendido por você, isso lhe deixa inclinado a atacar o autor da ideia ou a ideia do autor?
5- quando está trabalhando muito, isso lhe outorga o direito de ser mais intolerante com o outro? 6- quando comete um erro fica imaginando quem poderia ter lhe induzido ao erro para justificar e dividir a culpa?
7- às vezes esquece o que o outro fez por você, para não lhe aumentar o saldo negativo dos pequenos favores e assim não ser obrigado a retribuir o favor?
Saber se comunicar será determinante para o seu sucesso, independente de suas ambições, aoguns almejam dinheiro e outros vida plena.
Comments