Excertos geniais e concepções afins
- luiz carlos marotta jr lula
- 4 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
*Galeno e os 4 temperamentos da personalidade
1- melancólico (tristeza, depressão) 2- fleumático (serenidade e paz)
3- colérico (raiva e paixão) 4- sanguíneo (energias promanadas)
*Hipocrates asseverava sobre os estados e suas correspondências com a fisiologia
*Aristóteles e as 4 fontes de influência no ser humano 1- material 2- sensual 3-lógica 4-ética
*Tuc – ideias conflitantes e antagônicas colidem e a ideia mais bem adaptada vence no processo de decisão.
Ideias similares coexistem, criam e moldam à realidade.
A ideia desfavorecida abandona o hipocampo, a consciência e a subconsciência ignoram, mas a ideia mais forte impregna os níveis neurológicos de sinapses reforçadoras do hábito, vício ou padrão de comportamento.
*William James – a consciência é um fluxo de pensamentos
*Tuc - O desenvolvimento humano é auxiliado pela natureza de nosso arquivo ancestral (DNA) e o desenvolvimento pessoal é auxiliado pelo seu DNA mental
*Graham Stanley Hall – a adolescência é interface do crescimento entre a infância do homem e sua maturidade
*Pierre Janot – “é muito vago e inconsistente” sobre as inferências de Freud sobre o subconsciente ser a parte responsável pelo nosso comportamento perturbado. Os processos genéticos e do ambiente afetam o comportamento.
*Charles Darwin – comportamentos são adaptações evolucionárias. (1872)
*Edward Tolman e conceitos revisitados Tuc – o sistema sacrifício-recompensa é um objetivo pouco didático. Aprender deve cotejar elevar os mapas cognitivos para o raciocínio progredir e não padrões limitantes de reprodução a perseverar na mesmice.
*Afred Binnet - A avaliação do QI é falha, mas uma classificação de indivíduos analisados pelas habilidades multidisciplinares da inteligência sim (ele foi criador do método, mas não aprovava como era aplicado)
* Kierkegaard - "A fé. Esta não é o sucedâneo afetivo daquilo que não posso compreender racionalmente; tampouco é um estágio provisório que dure apenas enquanto não se completam e fortalecem as luzes da razão", via Jesus como mediador entre DEUS e os homens. A inacessibilidade de DEUS e o acesso à verdade seria possível através de Jesus.
Comments