Ruminação ou retrospecto e análise?
- Luiz C Marotta Jr
- 26 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Assistir é preciso, quantas vezes for necessário até eliminar a dúvida e o desconforto. Você rumina o conflito ou é um expectador para melhorar o seu desempenho.
Como você se comporta na hora de um conflito corriqueiro entre uma pessoa teimosa e outra nervosa? Ou entre uma que não soube escolher a pessoa certa e agora está duelando seus interesses com esse opositor e desafeto? É crucial identificar a ativação difusa, seja ela sabotagem ou o que gera pânico.
1º lugar: expurgue a vitimização. Se vai olhar e analisar apenas o que o outro fez contigo, certamente irá ignorar o que deveria aprender.
Reclamar e justificar o erro sempre sequestrará a aprendizagem, então desaprenda a dar desculpas para, na próxima vez ter um desempenho menos prejudicial a si mesmo.
O ruminar é um demolidor de neurônios, perdemos muito em condições naturais, mas uma ecologia pouco saudável gera um processo de aceleração deletéria no cérebro e provoca um declínio precocemente.
Tente lembrar como se comportou no conflito? Imagine-se no futuro repetindo o mesmo evento e seu desempenho, faria do mesmo jeito? Se você fosse um mero expectador a analista do desempenho alheio, que nota daria para o seu autocontrole emocional, persuasão, resiliência, firmeza de autoridade e assertividade? Foi fraco? Por que não aprende um jeito melhor? É porque não consegue mais, aprendeu a não olhar para trás, apenas se for ruminação e não para reconhecer uma atuação pífia que faria se sentir com uma baixo autoestima maior ainda.
Ao pensar. Se pensou em repetir uma atuação medíocre é porque não há processo de autoconhecimento e maturidade evolutiva, mas se reconheceu uma atuação ruim e constatou que precisa melhorar sua abordagem, já é um bom começo. Assim seu senso de justiça e empatia irão melhorar e a ruminação que se transformou em uma tagarelice irá se transformar em diálogo coerente e útil para desaprender e aprender.
Ao substituir o carrossel mental que gira, gira e volta ao mesmo lugar, é a repetição do script do acontecido.
Troque da condição de participante para expectador e promova essa análise de desempenho e sua emoção irá suavizar a produção de hormônios desequilibradores e produtores de doença, ademais, sempre que assistir e elaborar estratégias mais inteligentes sua saúde irá agradecer e seu corpo durará mais.
Projete na mente sua atuação nesse tipo de comunicação restritiva, bem melhor em relação às outras anteriores, imagine-se superando todas as suas expectativas, pense como um ensaio e na próxima vez, o controle do conflito será administrado por você, elaborando perguntas na hora e não deixando o sistema límbico gerar nervosismo e sequestrar a sua criatividade. Espero que, quando o bicho pegar, consiga se lembrar criativamente. Ser um lago de serenidade não é a melhor opção, mas nem sempre mostrar o lado mauzinho o levará ao melhor resultado. Explore o outro lado com maestria e tire o melhor das pessoas, mesmo que elas sejam ruins. Procure e sempre achará algum lado amoroso no outro, use a seu favor e saia vitorioso.

Comments